Sinop inova com adoção de geotecnologia
Já faz um ano que a prefeitura de Sinop, em Mato Grosso, contratou uma série de produtos e serviços de geotecnologia da Tecnomapas que permitiu a prefeitura revolucionar a administração do território urbano e rural.
Sensoriamento Remoto
Por meio de imagem de satélite de alta resolução e fotos das fachadas dos imóveis obtidas através de um veículo com quatro câmeras que registrou a cidade inteira, a prefeitura tem hoje informações sobre cada residência, comércio ou indústria da sua região urbana.
Base cartográfica e atualização de cadastro imobiliário
Foi confeccionado ainda o mapa urbano municipal atualizado, com todas as vias urbanas, quadras, lotes, área construída e divisa de bairros/lotes da cidade. A Tecnomapas também atualizou o cadastro imobiliário urbano, verificando e atualizando por meio de serviço de escritório e de campo as características dos lotes, das edificações e dos serviços públicos disponíveis, o que permitiu a prefeitura realizar justiça fiscal. Todos os munícipes que realizaram ampliações em suas edificações ou que fizeram novas edificações em seus terrenos, tiveram seu cadastro atualizado. Isso permitiu um incremento significativo do IPTU.
Apoio Operacional
Hoje a prefeitura conta com uma equipe que apoia no atendimento ao cidadão, na atualização de dados e atividades internas. Isso permitiu maior agilidade no atendimento ao contribuinte, bem como melhor uso das tecnologias e ferramentas disponíveis.
Gestão da Atividade Rural do município
A Tecnomapas, em conjunto com a equipe da prefeitura, proveu uma série de informações importantes para a gestão municipal, dentre elas, a planta de valores de ITBI rural, o mapeamento das propriedades rurais para monitoramento de ITR e gestão do território, mapa de solos, relevo, malha hidrográfica, aptidão agrícola dentre outros.
Sistema de Informação Geográfica
A Tecnomapas forneceu alta tecnologia através da disponibilização em nuvem pela internet de um sistema de informação geográfica, com ferramentas de trabalho colaborativo, aplicativos móveis para atividade de campo, integração entre a base cartográfica urbana e o sistema tributário municipal, publicação de mapas interativos pela internet, acesso a uma série de bases cartográficas desenvolvidas no projeto ou de fontes governamentais, imagens de satélite atualizadas dentre outros. Hoje o atendimento da prefeitura, tanto da área rural quanto urbana, utilizam geoinformação para atender ao contribuinte.
Gerenciamento de Projeto
Foi utilizada as mais reconhecidas técnicas de gerenciamento de projetos, dentro de padrões internacionais, para todos os processos de projeto, desde seu planejamento, execução, monitoramento, controle e conclusão. Todas as etapas atenderam ao seu cronograma físico-financeiro e todos os produtos e serviços foram entregues atendendo aos requisitos do edital e seu contrato.
Geoprocessamento e Cadastro imobiliário
Todas as atividades referentes a geoprocessamento seguiram parâmetros técnicos de cartografia e sensoriamento remoto. Todas as atividades de cadastro imobiliário seguiram metodologias modernas por meio de uso de sensoriamento remoto e serviço de campo. As atividades foram validadas pelas equipes técnicas da prefeitura.
Tecnologia da Informação
Todos os produtos disponibilizados foram confeccionados usando os padrões de desenvolvimento mais aceitos do mercado de tecnologia da informação. Os produtos sofrem uma bateria extensiva de testes de forma a garantir performance e facilidade de uso para o cliente. Os produtos em sua maioria, são disponibilizados em uma nuvem de potentes servidores com alto grau de disponibilização.