Projetos em Andamento

Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Pará – SEMA - PA

sema paSIMLAM – Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental

Problema: Em 2006, a então SECTAM tinha um grande desafio de licenciar diversos empreendimentos como indústria, comércio, serviços, propriedades rurais, obras e etc. com poucos recursos humanos e sem um sistema que integrasse suas atividades. Esse cenário tem mais um agravante que é o tamanho do Estado, sua complexidade, sua diversidade e a dificuldade de acesso às regiões remotas do Estado.

Solução: Para atender a esses desafios a Tecnomapas customizou o sistema SIMLAM, que já havia sido implantado em Mato Grosso. Dessa forma, o órgão obteve maior controle sobre a emissão de licenças, controle de vencimentos, controle de condicionantes, localização de processos, produtividade e integração das informações.

Para atender a essa demanda foram fornecidos os seguintes produtos e serviços:

•    Sistema;
•    Ajuste de base cartográfica;
•    Apoia no desenvolvimento de fluxos e procedimentos.

Atividades Atuais: Disponibilização de Fábrica de Software para atualização e evolução do sistema, bem como disponibilização de equipe de suporte.

SISFLORA – Sistema de Comercialização e Transporte dos Produtos Florestais

Problema: Em 2006, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, assumiu a Gestão Florestal no Estado do Pará com as atribuições antes ligadas ao IBAMA – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, como licenciamento em propriedades rurais, autorizações para planos de manejo e transporte de madeira, foram transferidas para o Governo do Estado, por força de um Termo de Cooperação Técnica, assinado entre o Ministério do Meio Ambiente e o Governo do Pará.
As antigas Guias de ATPFs – Autorizações para Transporte de Produtos Florestais que eram emitidas através de papel moeda, foram substituídas pela GF – Guia Florestal – documento digital armazenado em banco de dados, que passou a ser emitida pelo Governo do Estado. Uma vez repassada essas novas atribuições, o órgão tinha o desafio de atender a essas novas demandas com praticamente a mesma equipe e sem sistemas e estrutura adequada.

Solução: A Tecnomapas já havia desenvolvido o único sistema de controle da produção, extração, transporte, transformação e consumo de produtos florestais do Brasil. Para atender as necessidades da Secretaria, esse sistema foi todo customizado para atender as necessidades do órgão o que permitiu o controle das atividades de empresas rurais (manejos florestais), transformadoras (serrarias) e consumidoras (diversas) através de prévio cadastro no sistema, por meio de apresentação da documentação exigida. Assim como em Mato Grosso o sistema já usava a internet 2.0 permitindo aos empresários cadastrarem toda sua movimentação via internet e também a emissão de guias de transporte de madeira e produtos derivados.

Para atender a essa demanda foram fornecidos os seguintes produtos e serviços:

•    Sistema;
•    Equipe Técnica;
•    Apoio Jurídico.

Atividades Atuais: Disponibilização de Fábrica de Software para atualização e evolução do sistema, bem como disponibilização de equipe de suporte e help-desk.

Voltar